Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"Guefilte Fish", uma delícia da culinária judaica.



  O Bolinho de Peixe, conhecido como "Guefilte Fish" é uma especialidade da culinária judaica, mas, pelo baixo valor calórico e sabor inigualável, tem invadido a mesa de outras culturas. Vale a pena experimentar! O caldo de peixe pode ser substituido por um caldo de legumes. Segue a receita original, que aprendi com minha mãe, e que rende aproximadamente 40 unidades.

Para o peixe
 2 kg de filé de pescada
 2 cebolas médias
 2 ovos
 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
 1/4 copo (americano) de água ou o suficiente para dar a liga na massa
 pimenta-do-reino moída e sal a gosto.
Para o caldo
  100 g de cabeças de peixe (ou outras partes)
  4 xícaras de água
  2 cebolas picadas
  2 cenouras descascadas inteiras
  1 talo de salsão picado
  sal e pimenta que bastem


Modo de Preparar:
No processador de alimentos, coloque um pouco da carne dos peixes e triture. Repita a operação até triturar todo o peixe restante.Descasque as cebolas e rale cada uma delas na parte fina do ralador. Reserve.Numa tigela grande, junte o peixe triturado com as cebolas raladas, a farinha , os ovos, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem com as mãos.Acrescente água, aos poucos, para dar liga à mistura. A massa não poderá ficar muito mole, pois serão feitas bolinhas com ela. Molhe as mãos com água. Com a ajuda de uma colher (sopa), retire cerca de 2 colheres (sopa) da massa e faça um bolinho de formato ovalado, usando as mãos. A cada três bolinhos feitos, molhe as mãos novamente para evitar que a massa grude. Faça bolinhos com toda a massa.
Em uma panela grande, coloque os ingredientes do caldo de peixe e leve ao fogo baixo para ferver. Quando o caldo levantar fervura, acrescente os bolinhos e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, sempre em fogo baixo. Retire delicadamente os bolinhos do caldo e utilize a cenoura cozida para cortar em rodelas e decora-los

Nenhum comentário:

Postar um comentário