domingo, 14 de agosto de 2011

Creme de Laranja com Calda de Vinho, o doce preferido do meu pai.


Sempre achei que não devia haver um dia dos pais, ou das mães. Na verdade, acho que fica muito difícil distinguir um único dia para aquelas pessoas que são importantíssimas todos os dias. Penso mesmo é  que estas datas tem um apelo comercial enorme. Mas, já que elas existem, nada mais nos resta do que fazer delas um momento para pontuarmos o quanto estas pessoas nos são queridas, uma vez são silenciosamente insubstituíveis todos os dias e também  porque acabamos não demonstrando como poderíamos, ou deveríamos, todo  nosso afeto e gratidão  pelas pequenas coisas e alegria que agregam às nossas vidas.
Para homenagear o meu pai, escolhi uma receita muito simples que ele adora! Super fácil de fazer e bem saudável. Creme de laranja com calda de vinho.

Ingredientes para o creme de laranja::
01 xícara de água
01 xícara de leite
02 xícaras de suco de laranja
05 colheres de sopa de maizena
01 xícara de açúcar

Ingredientes para a calda de vinho:
01 xícara de vinho tinto
1/2 xícara de açúcar
01 colher cheia de maizena

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes do creme de laranja no liquidificador. Em seguida leve ao fogo baixo, em uma panela, mexendo sempre, até engrossar. Leva mais ou menos 10 minutos. Despeje em uma forma molhada, espere esfriar e leve ao refrigerador, Desenforme depois que estiver bem firme. Para desenformar, mergulhe a forma rapidamente em água quente e em seguida vire em um prato. 
Para a calda de vinho, misturar todos os ingredientes e igualmente levar ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossarr um pouco. Espere esfriar e despeje por cima do creme de laranja. Importante lembrar que a calda de vinho deverá ser preparada somente quando o creme de laranja  já estiver firme e gelado. 
Esta receita pode ser montada também em um pote de vidro transparente, sem desenformar. Basta despejar o creme de laranja, esperar firmar e gelar e por cima colocar a calda de vinho. Ficará um lindo doce com duas camadas de cores distintas.

3 comentários:

  1. Eh uma verdadeira delicia. Fiquei com agua na boca.
    E estah lindo!

    Parabens!

    Lala Lenzi.

    (eu preparo o creme bem mais molinho e sirvo em tacas, acrescentando o vinho ao servir)

    ResponderExcluir
  2. Lala, fica igualmente gostoso! Este fiz com roupa de festa... Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Delicioso!..já fiz varias vezes um dos meus doces preferidos. Uma combinação perfeita!

    ResponderExcluir