Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sábado, 2 de abril de 2011

Muito prazer!

Não acredito em horóscopo, mas sou canceriana de carteirinha. Desde menina a cozinha sempre me encantou. E a medida que fui crescendo, e a vida permitindo, as outras características do signo foram aflorando. Caseira por natureza, nunca gostei muito de sair da concha… E o cômodo preferido, como não poderia deixar de ser, era o mesmo que  abrigava as panelas e as especiarias.
O prazer de fazer coisas gostosas e oferecer às pessoas queridas sempre foi um vício que nunca consegui deixar. No início era para os pais e irmãos. Quando me tornei mãe, outra função na qual me encaixei perfeitamente ( os desígnios zodiacais de novo ), os filhos passaram a ser os maiores beneficiados. Aliás, impossível não mencionar a experiência maravilhosa da amamentação. Uma das melhores, senão a melhor de minha vida. Experimentar a proximidade afetiva através do aleitamento, do provimento das necessidades básicas do bebê , ser brindada com o sorriso genuíno de satisfação pela saciedade e cuidado recebidos. Uma troca inigualável.
Alimentar é um ato de amor. Em todos os sentidos.
Alimentar a família, os amores, os amigos, os curiosos, os desafortunados. Alimentar me faz feliz!
Há 50 anos, as mulheres não podiam estudar. Muito poucas foram aquelas que abriram mão da dedicação ao lar, das tarefas domésticas para buscar uma profissionalização intelectual. Há 30 anos, quando fiz minha primeira escolha profissional, a gastronomia era um campo proibido. Em plena era da emancipação feminista, uma menina optar pelo trabalho na cozinha era algo totalmente inconcebível. Desta forma, a profissionalização na gastronomia teve que ser adiada por aproximadamente 15 anos. Tempo suficiente para me dedicar à troca de duas faculdades, graduação em Serviço Social, pós- graduação, algumas especializações, alguns empregos e dois filhos.
Mas quando nos reencontramos (eu e meu desejo de profissionalizar minhas habilidades culinárias) foi como um daqueles casamentos de velhos amigos que de repente se descobrem apaixonados. Tranqüilo , sereno e duradouro.
Os doces sempre foram a minha paixão. O prazer que tenho em prepará-los é tão intenso quanto o que tenho em saboreá-los. Desta forma, foi através deles que passei a ser reconhecida e incentivada para sair da cozinha de casa e ampliar os horizontes de minhas habilidades. E não será de se estranhar que eles venham a compor 90% das receitas postadas.
Cada receita tem uma história. Traz uma lembrança. Lembrança despertada pelo aroma do preparo, da pessoa que me ensinou ou inspirou, do amigo que a adora, da casa que morei quando preparei e até dos erros que cometi.
Afinal, quem nunca errou uma receita, queimou um bolo, exagerou na especiaria ou deixou de compreender o desejo de um cliente? E ademais, é errando que se aprende!
Uma das histórias mais interessantes que conheço é aquela em que o aprendiz pergunta ao mestre:: Mestre, como faço para ter sucesso na vida? E o mestre responde: Muita experiência. E o aprendiz pergunta novamente: E como adquiro experiência? O mestre responde: Fazendo boas escolhas. E então o aprendiz insiste: E como aprendo a fazer boas escolhas? Ao que o mestre afirma: Ora, fazendo más escolhas!
Muitas de minhas receitas resultaram de alguns erros que acabaram por dar certo. Outras, são a aplicação literal de receitas herdadas e algumas são adaptações de fórmulas bastante conhecidas. Fiquei horas pensando em como deveria apresentá-las, em que ordem, se por categorias ou pela cronologia que entraram em minha vida. Acabei por decidir que as deixaria chegar na hora que desejassem, e que também incluiria outras receitas importantes de minha cozinha, que são as não comercializadas, mas que circulam em meu dia a dia e fazem a minha felicidade , a de minha e família e de nossos amigos.

7 comentários:

  1. eu proponho uma comemoração ao blog com provinhas

    ResponderExcluir
  2. Doce Vitória! Só de vir te visitar aqui já fico com água na boca! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Vitória, é incrível, pois meu ascendente é cancer....e eu tb adoro ficar em casa e muito mais cozinhar....amo....pricipalmente qdo recebo meus amigos...é muito bom....
    Acabei de copiar a receita de seu mousse...parece maravilhoso, vou fazer....bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Iara, somos um time de cancerianas incuráveis... espero que gostes da receita!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vitória,

    Delícia ler as receitas do seu blog e ler os comentários sobre cozinhar no seu perfil. Você sabe que só de ver aquelas panquecas fiquei inspirada? rsrsrs. Falando sério, você realmente tem um dom que D'us te deu: É incrível como consegue fazer a gente embarcar no que está descrevendo de um modo tão real que dá pra sentir as boas sensações de cozinhar, ver o tampo da mesa enfarinhada, formas, panelas, ai que delícia! Parabéns por sua persistência e determinação. Você nasceu para isso! Que o Eterno conduza todos os seus passos para que você cumpra tudo o que Ele sonhou para você. Felicidades, Sucesso e Obrigada por nos proporcionar essa forma doce e gostosa de doação e amor: Cozinhar! Rosemary Bevilacqua

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Rosemary. Fico mais que feliz em saber que contagio outras pessoas com esta minha paixão! Beijos

    ResponderExcluir