Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Minha apologia à internet


Impressionante como a internet revolucionou a vida da gente. Para mim, pelo menos, teve um impacto fantástico. Comecei a utilizar  há 10 anos, através dos ensinamentos de meus filhos, naquela época com treze e oito anos de idade. O que para mim parecia grego, para eles era de uma facilidade invejável. Aquelas mãozinhas deslizavam sobre o teclado de uma maneira fascinante. Achei que eu jamais conseguiria. Mas eu estava redondamente enganada. Não só aprendi, como me tornei quase uma dependente deste universo virtual. A cada momento ia conhecendo coisas novas e me perguntando como podia ter vivido tanto tempo sem estes recursos. O Google, por exemplo. Através dele, buscava e busco receitas, material para as pesquisas escolares de meus filhos, informações diversas, localizei pessoas de meu passado dadas como "perdidas" e mais recentemente, recuperei minha função no serviço público e o caminho para a solução de um problema de saúde que me acompanhava, sem diagnóstico ou melhora por dois anos, mesmo consultando com uma infinidade de médicos. Foi mágico. Listei os sintomas que descrevi com tanto sofrimento e desolação a tantos profissionais renomados e experientes que não puderam me ajudar , e, em questão de segundos, se abriram várias páginas sobre a doença que hoje sei que tenho. E que felizmente pude tratar e me recuperar. E o encurtamento de distâncias? Falamos com pessoas que estão do outro lado do planeta, com direito a vê-las e elas a nós, como se estivessem na sala ao lado. Tenho uma irmã que mora em outra cidade há mais de 30 anos e atualmente falo com ela várias vezes ao dia. Na verdade, falo mais com ela do que com meus outros irmãos que moram na mesma cidade que eu. Certamente que existe o contraponto de que estamos todos muito "conectados" através do virtual e abrindo mão das coisas reais, que podemos sentir e tocar. Mas eu não me sinto assim. Ao contrário. A internet tem me reaproximado de pessoas, apresentado outras, ampliando todos os meus horizontes para que eu possa ter uma vida "lá fora" ainda mais intensa. O próprio blog. Me ajudou a ficar próxima de algo que prezo tanto, a cozinha, em um momento que não podia estar mais tempo dentro dela. Por razões profissionais, tive que me afastar por um período. E foi através daqui, deste espaço virtual, que pude amenizar a falta que ela me fazia e compartilhar com os amigos tantas coisas maravilhosas que ela me proporcionou. Das redes sociais nem há o que falar. Sou uma "facebookmaníaca" incurável. Que coisa maravilhosa poder compartilhar dos momentos importantes de pessoas queridas que vemos pouco ou não encontramos há mais de 20 anos. De que outra forma eu poderia saber que minha antiga colega de escola já é avó, que meu antigo vizinho passou em um concurso importante, ou que seus filhos passaram no vestibular, casaram, se formaram, viajaram? Como saberia que o pai de um amigo está se mudando para outro pais para "recomeçar" a vida aos cem anos? Para mim a internet representa um portal para uma vida mais interessante e de mais conhecimento. Como tudo na vida, temos que saber como usar. E como em tudo, há aqueles que não sabem. Mas aí é que vem a melhor coisa da internet. Como sabiamente escreveu o Luiz Fernando Veríssimo sobre o poder que temos nas mãos ao segurar um controle remoto para desligar a TV quando algo nos ofende ou incomoda, da mesma forma podemos ignorar, deletar e/ou bloquear tudo e todos que julgarmos incovenientes  à nossa "rede" pessoal. Bem, todas estas palavras  brotaram de uma simples reflexão sobre como eu poderia divulgar mais uma novidade que descobri na Internet e que quero dividir com os amigos do blog. Uma loja virtual, a Magazine Feliznacozinha , que nada mais é do que uma extensão do site de vendas da  Magazine Luiza personalizada por mim, com produtos relacionados à cozinha e seus acessórios. Com o tempo, e com a colaboração dos amigos, pretendo aperfeiçoa-la. Sugestões sobre produtos que possam ser includos ou excluídos serão muito bem vindas! Para conhecer  mais esta novidade que me encantou e que aproxima o virtual do real, abrindo uma nova possibilidade de rendimentos para que eu possa trabalhar menos na rua e mais na minha cozinha, basta clicar no link que segue:

Um comentário:

  1. E a gente que nunca ligou pro aniversário do Dickens, lembra que ele existiu até relê Oliver Twist!Dá parabéns aos amigos , encontra colegas de colégio..Ah! e que facilidade para consultar o dicionário!

    ResponderExcluir