Em tempo de casamento real, e com a proximidade do mês de maio, nada mais atual do que falarmos um pouquinho sobre o bolo da noiva, que tem sido, cada vez mais, uma das estrelas das festas de casamento.
Inicialmente, sem muitas preocupações estéticas, o bolo começou a se fazer presente como um símbolo de boa sorte e de celebração. Já nos idos do Império Romano , a noiva comia um bocado de bolo feito de farinha e agua e exprimia o desejo de que nunca lhes faltasse , a ela e ao marido, o essencial para viverem . Cada convidado recebia então uma fatia de bolo, de modo que todos pudessem compartilhar da boa sorte do feliz casal.
Atualmente, os bolos são bem mais elaborados, com diversas camadas e diferentes e caras decorações, mas seu significado, nem tão conhecido, mantem-se intacto, assim como o hábito de compartilhar com todos os convidados um pedaço desta especialidade que , via de regra, é feita com muitas frutas em uma massa rica e forte.Outra opção bem atual, menos dispendiosa e mais fácil de fazer, são arranjos com bem casados, trufas ou doces, montados sobre uma estrutura de tres ou mais andares, que reproduzem os bolos tradicionais.
Segue a receita da massa tradicional do bolo de noiva, tão apreciada e dificilmente encontrada fora das festas de casamento:
Bolo de noiva:
2 xícaras de farinha de trigo2 xícaras de açúcar
250g de ameixas em calda, batidas no liquidificador
1/2 xícara de nozes
250g de manteiga
5 ovos inteiros
1/2 copo de vinho branco (opcional)
1/2 colher de sopa de fermento em pó
50g de frutas secas
50g de passas pretas
50g de passas brancas
1/2 xícara de leite
Misture a manteiga com o açúcar e vá colocando os ovos inteiros, um a um. Bata bastante, até a massa ficar bem cremosa. Acrescente a farinha, o leite, o vinho,as ameixas e o fermento em pó, e continue mexendo. Coloque as frutas secas, as passas e as nozes, e misture bem. Despeje em uma fôrma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno pré aquecido (200º) por aproximadamente 35 minutos. Verifique se o bolo está assado, espetando-o com palito; se sair limpo, está bom.
Obs: As fotos foram retiradas do site americano weddingtobe.
Que coisa mais linda esses bolos.Sempre achei maravilhoso bolos de casamento e acredito que esse simbolismo de boa sorte e celebração podem fazer parte de toda ocasião alegre e festiva. Vamos democratizar os bolos de noiva para bolos de festas da Vida rss rss já que não sei se caso novamente....rss rss bjka
ResponderExcluirJá estou planejando um bem lindinho para o aniversário de 18 anos da filhota. Excelente colocação, Rosinha
ResponderExcluirQue lindeza!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirBj!
Tóia, que lindo! Tu sabes alguma coisa da tradicao dos docinhos "bem casados"? beijo
ResponderExcluirvou pesquisar... mas o nome já diz tudo, não? beijos
ResponderExcluir