Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O bolo da noiva, a outra estrela da festa!


Em tempo de casamento real, e com a proximidade do mês de maio, nada mais atual do que falarmos um pouquinho sobre o bolo da noiva, que tem sido, cada vez mais, uma das estrelas das festas de casamento. 
Inicialmente, sem muitas preocupações estéticas, o bolo começou a se fazer presente como  um símbolo de boa sorte e de celebração. Já nos idos do Império Romano ,  a noiva comia um bocado de bolo feito de farinha e agua e exprimia o desejo de que nunca lhes faltasse , a ela e ao marido, o essencial para viverem . Cada convidado recebia então uma fatia de bolo, de modo que todos pudessem compartilhar da boa sorte do feliz casal. 
Atualmente, os bolos são bem mais elaborados, com diversas camadas e diferentes e caras decorações, mas seu significado, nem tão conhecido, mantem-se intacto, assim como o hábito de compartilhar com  todos os convidados um pedaço desta especialidade que , via de regra, é feita com muitas frutas em uma massa rica e forte.Outra opção bem atual, menos dispendiosa e mais fácil de fazer, são arranjos com bem casados, trufas ou doces, montados sobre uma estrutura de tres ou mais andares, que reproduzem os bolos tradicionais.

Segue a receita da massa tradicional do bolo de noiva, tão apreciada e dificilmente encontrada fora das festas de casamento:

Bolo de noiva:
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
250g de ameixas em calda, batidas no liquidificador
1/2 xícara de nozes
250g de manteiga
5 ovos inteiros
1/2 copo de vinho branco (opcional)
1/2 colher de sopa de fermento em pó
50g de frutas secas
50g de passas pretas
50g de passas brancas
1/2 xícara de leite


Misture a manteiga com o açúcar e vá colocando os ovos inteiros, um a um. Bata bastante, até a massa ficar bem cremosa. Acrescente a farinha, o leite, o vinho,as ameixas e o fermento em pó, e continue mexendo. Coloque as frutas secas, as passas e as nozes, e misture bem. Despeje em uma fôrma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno pré aquecido (200º) por aproximadamente 35 minutos. Verifique se o bolo está assado, espetando-o com palito; se sair limpo, está bom.

Obs: As fotos foram retiradas do site americano weddingtobe.

5 comentários:

  1. Que coisa mais linda esses bolos.Sempre achei maravilhoso bolos de casamento e acredito que esse simbolismo de boa sorte e celebração podem fazer parte de toda ocasião alegre e festiva. Vamos democratizar os bolos de noiva para bolos de festas da Vida rss rss já que não sei se caso novamente....rss rss bjka

    ResponderExcluir
  2. Já estou planejando um bem lindinho para o aniversário de 18 anos da filhota. Excelente colocação, Rosinha

    ResponderExcluir
  3. Tóia, que lindo! Tu sabes alguma coisa da tradicao dos docinhos "bem casados"? beijo

    ResponderExcluir
  4. vou pesquisar... mas o nome já diz tudo, não? beijos

    ResponderExcluir