Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

domingo, 10 de julho de 2011

Geléia de Bergamota. Gostosa, bonita e natural!

Geléia feita em casa sempre tem um gostinho especial. A melhor época para prepararmos, assim como os  doces de frutas é a época da safra, quando os produtos abundam e estão bem doces. A bergamota, fruta típica do inverno, é ótima para esta finalidade. Fica muito linda e super gostosa. Se bem acondicionada em pote de vidro esterilizado, tem a validade de 01 ano, o que possibilita que degustemos o seu sabor peculiar em qualquer estação. A receita que reproduzo abaixo é do site da Emater. Extremamente fácil e natural, inclui a produção da própria pectina (que irá dar consistência à geléia) sem a adição de produtos químicos. Minha sugestão é incluir, além do suco da bergamota, alguns gomos inteiros na preparação.


Geléia de bergamota

Ingredientes da geléia:

- 3 copos de suco de bergamota
- 1 copo de pectina
- 2 copos de açúcar

Ingredientes da PECTINA:

- 1 copo de pele de branca da laranja
- 3 copos de água
- 2 colheres (sopa) de suco de limão


Modo de Preparo:

O primeiro passo é preparar a pectina. Coloque no liquidificador os 3 copos de água, a pele branca da laranja, o suco de limão e bata bem.

Despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo por 20 minutos.
Feito isso, coloque em outra panela o suco de bergamota, 1 dos copos de açúcar e a pectina.

Deixe no fogo de 30 a 40 minutos, mexendo de vez em quando. Quando começar a ferver, vá retirando a espuma branca que fica sobre a mistura (caso ela não seja retirada, a sua geléia poderá ficar ou muito forte, ou muito escura).

Apenas quando levantar a fervura, então, acrescente a outra porção de açúcar. Mexa um pouco e deixe em fogo brando por mais 30 minutos.

Depois de pronta, envase a geléia em um recipiente esterilizado e ela se conservará por 1 ano.

Obs: o ponto da geléia pode ser observado pela aparência mais consistente da mistura. 



Um comentário: