Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

terça-feira, 28 de junho de 2011

"Pasta agli e olio", italianíssima!

Fui buscar uma receita de massa ao alho e óleo e encontrei esta, muito boa, no site da Cozinha Transcedental da Revista Piauí. Eu que ja era fã das matérias, virei tiete também das receitas! É fácil e deliciosa. Vale a pena tentar.

Para 200 gramas de massa:
3 dentes de alho picados. Corte ao meio (no sentido do comprimento), retire o miolinho do alho porque é um pouco indigesto  e só então pique em pedacinhos.
Se gostar, salsinha picada (o equivalente a um pires de café cheio). Se não gostar muito de salsinha, use um ramo para colocar no prato e dar só o perfume.
Leve um caldeirão ao fogo com 2 litros e meio de água. Quando a água ferver, acrescente um punhado de sal e a massa (200 gramas= duas pessoas) e assim que estiver quase ao dente (leia o tempo na embalagem e retire um minuto antes), escorra muito bem.
Coloque em uma panela grande o azeite de oliva extra virgem em quantidade suficiente para cobrir o fundo. Deixe esquentar um pouco em fogo médio e acrescente os dentes de alho picados. Espere até que ganhem uma corzinha, adicione a massa e misture e misture até que todos os fios fiquem envoltos pelo azeite e brilhantes (experimente para ver se o sal está a seu gosto e corrija se necessário). Desligue o fogo. Espalhe a salsinha picada (se gostar) e misture com a massa quente, só para amolecer um pouco. Regue com azeite e se quiser e gostar, espalhe ainda pimenta do reino, de preferência moída na hora porque fica mais perfumada. Os italianos mais ortodoxos não costumam acrescentar queijo ralado, mas cada um faz como quer.
 Segue o site da Receita, para quem quiser conhecer: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário