Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Apfelstrudel, para uma delícia de fim de semana!

Algo que muito pouca gente sabe, é que a Apfelstrudel não é uma receita alemã. Esta torta deliciosa, a base de massa folhada e maçãs é de origem austríaca. Felizmente não precisamos estar na Europa para saboreá-la, muito menos para prepará-la. A grande dificuldade da receita sempre esteve ligada ao entrave de se fazer, em casa, a massa folhada, que deve ser tão fina, a ponto de se poder enxergar o recheio em seu interior, sem que se abra. Hoje já contamos com algumas facilidades, como a massa folhada pré pronta que pode ser encontrada em qualquer supermercado. Basta descongelar e abrir com um rolo, o mais fino que você conseguir. Mesmo que não fique transparente, o resultado vai ficar igualmente maravilhoso.

Apfelstrudel

Ingredientes:
01 pacote de massa folhada pré pronta
08 maçãs picadas em cubos ou cortadas em fatias finas
100 g de açúcar cristal
canela em pó (a gosto)
100 g de passas de uva maceradas em 60 ml de amaretto ou rum por 01 hora
100 g de castanhas de cajú picadas
03 colheres de farinha de rosca doce (ou farinha de trigo, caso não encontre a de rosca doce, que é feita de pão doce torrado e moído).

Modo de preparar:
Abra a massa folhada bem fina com um rolo, conforme as instruções do pacote. Deite em uma assadeira retangular untada e reserve.
Misture os demais ingredientes em uma vasilha e misture bem. Disponha este recheio sobre a parte central da massa e enrole  tipo rocambole, envolvendo todo o recheio e fechando bem as laterias e pontas. Tente fechar bem firme para que o recheio apareça unido quando cortar. 
Leve ao forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 30 minutos, ou até que asse e doure. Polvilhe com açúcar de confeiteiro  ( 50 g) e sirva ainda quente. Fica uma delícia acompanhada de chantilly ou nata pura.


3 comentários:

  1. Ai, Tóia esse post me trouxe gratas, perfumadas e saborosas lembranças. Cresci comendo e vendo minha mãe fazer apfelstrudel. Era o maximo agrado culinário para o meu pai - massa feita à mão que ela ia esticando com a ajuda da manteiga até exceder o tamanho da mesa e ficar totalmente transparente. Coisa de artista! Sinto o cheiro ao lembrar! Nunca fiz! A não ser a versão que chamo "feminista": como essa tua, com massa industrializada. Maravilhosa tb! aí uso o recheio como minha mãe fazia, uma variação dassa tua - passas, canela, maçãs e acúcar mascavo! Fica uma delícia tb! Bijos (babados: estou salivando!
    hahahhah)

    ResponderExcluir
  2. Flavia, que delícia despertar isto em ti. Esta massa industrializada que falei pode abrir bem fininha também. Não é de pastelão, é massa folhada. Gostei da idéia do açúcar mascavo, vou tentar!

    ResponderExcluir
  3. Vitória
    Vou experimentar. Daqui a pouco sairei para comprar os ingredientes.
    Você é bastante bonita.
    :)
    Se o apfell ficar bom, lhe darei retorno.

    Abraços!

    ResponderExcluir