Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Maionese caseira, o sabor que faz toda a diferença.

Quem não gosta de salada de batatas com maionese? Quando criança, eu era apaixonada. Com o tempo, fui perdendo o gosto. Até que comi na casa de amigos uma salada igualzinha a da minha infância e me encantei novamente. Inicialmente não consegui entender o que aquela salada tinha de diferente. Aí soube a resposta. Era preparada com maionese caseira. Na minha casa (casa dos meus pais), desde o advento da maionese industrializada, nunca mais se fez maionese. Meu pai sempre teve muita preocupação com o emprego do ovo cru, da possibilidade de estar contaminado ou vir a desenvolver bactérias. Não que ele estivesse errado, mas o gosto, ah o gosto faz toda a diferença. E fazendo em casa, para consumo próprio e em seguida,  cuidando na seleção dos ingredientes, não há o menor problema. Calórica a maionese industrializadfa também é. Portanto, vale caprichar de vez em quando e incrementar a salada do domingo com aquele sabor especial. A receita é simples demais.

Maionese Caseira

02 ovos
01 colher de sopa de vinagre branco
01 colher de chá de mostarda
01 colher de chá de sal
1/2 xícara de óleo de oliva
Azeite, o quanto baste para dar o ponto.

Bata todos os ingredientes no liqüidificador, menos os óleos . Tire só a tampinha de cima  vá acrescentando, aos poucos, o óleo de oliva. Quando acabar, vá colocando o outro azeite, num fio, até que a maionese dentro do liqüidificador chegue no ponto que você desejar. Se quiser, pode adicionar salsa e/ou cebolinha picadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário