Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Felicidade Reciclável

Ser feliz é algo tão complexo e ao mesmo tempo tão simples! Durante os diferentes estágios da nossa vida, a gente acredita que a felicidade estará colocada em determinada situação, ou atingimento de determinado objetivo. Na infância, queremos um brinquedo novo, um bichinho, atenção . Na adolescência queremos fazer parte de um grupo, ter uma vida social intensa, passar no vestibular. Na vida adulta, queremos tantas coisas... queremos trabalhar, encontrar um parceiro bacana, ganhar dinheiro, ter filhos, viajar, adquirir bens e relações duráveis.
Aí a gente consegue, se não todas estas coisas, algumas delas e algumas outras não planejadas. E muitas vezes, continuamos com a sensação de felicidade incompleta.
A esta altura da vida, aprendi duas coisas. A primeira: Nem sempre vamos conseguir tudo o que desejamos.  E a segunda: Nunca nos sentiremos inteiramente felizes mesmo que consigamos tudo o que planejamos. Descobri também que a felicidade é fugaz, mas reciclável. O que queríamos ontem pode se transformar em outra coisa hoje, e amanhã ainda outra. Cada situação que a vida nos apresenta nos faz desejar coisas diferentes. Algumas são fixas e indiscutíveis , muito embora nos esqueçamos delas. Aliás, são como energia elétrica, só valorizamos quando faltam: Saúde, amigos, trabalho e dinheiro para pagar as contas. Me parece que o mais adequado é buscarmos momentos de felicidade. Vale perguntar-se: O que me faria feliz hoje?  E a resposta tem que valer até que deixemos de nos sentir plenos. Aí é hora de nos perguntarmos novamente, encontrar outra resposta e irmos à luta. Uma constante em minha vida sempre foi a sensação de felicidade que a cozinha me proporcionou. Eu sou , dentre outras coisas, feliz na cozinha. Este blog, nada mais é, do que uma possibilidade de compartilhar este meu sentimento e de sublimar a falta de tempo que tenho tido para passar mais tempo dentro dela. A experiência tem sido instigante e compensadora. Me leva a pesquisar mais, aprender novas receitas e me traz uma troca inigualável com meus  antigos amigos e com  os novos, que se aproximaram por conta desta nova empreitada!

4 comentários:

  1. Que Maravilha!O texto é ótimo e a sensação de compartilhar esses sentimentos e receitas (da vida) são momentos que pausam nossa rotina e mudam nosso olhar.A felicidade sempre tem uma incompletude,é reciclável e podia se sustentar mais.......mas fazer o quê? Vamos Aproveitar quando ela aparece mesmo que fugaz!!! Como esse momento, nessa segunda feira, voce me fez feliz! bj

    ResponderExcluir
  2. Belo texto e começar a segunda-feira lendo estas delicias que a felicidade nos proporciona,e que muitas vezes não nos damos conta,e bom para parar e pensar. Abraço

    Segunda-feira, 11 de abril 2011

    ResponderExcluir
  3. Como já tinha comentado antes, adorei teu texto!
    E concordo com a idéia da felicidade fugaz...sempre em busca da felicidade.
    E cozinhar faz parte desta busca.

    ResponderExcluir
  4. muito legal, agora quanto a fugacidade acho que tem muito a ver com o bombardeio de mídia que recebemos; a felicidade esta sempre ali na frente geralmente em algo que não temos. precisamos de mais filosofia para balancear.
    ´´a fugacidade das coisas me fascina e mete medo``

    ResponderExcluir