Sobre Vitória

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Páscoa Judaica, tão deliciosa quanto a Cristã!

PESSACH, a Páscoa Judaica, é uma das mais importantes festas judaicas. Celebrada no fim de março ou início de abril, que comemora o Êxodo - a libertação de Israel da escravidão no Egito.  Por isto recebe este nome, Pessach, que significa Passagem.  De acordo com a tradição judaico-cristã, um pão ázimo (matzá) foi feito pelos israelitas antes da fuga do Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar.   Por isto, antes de começarmos a falar da culinária para Pêssach, é importante esclarecer o que é um alimento denominado "Chamêts", já que durante os oito dias da festa, a lei judaica proíbe seu consumo.  Chamêts é qualquer comida ou bebida feita à base de trigo, similares ou de seus derivados, mesmo que em quantidade mínima, que é fermentado.  A única exceção é a matzá, que é o pão não fermentado, pois foram tomadas precauções especiais para assá-la.
Em minha opinião, é a festa cuja culinária é a mais saborosa de todas.  A farinha de matzá confere um sabor especial às receitas. Uma infinidade de pratos são  preparados para que se passem estes 8 dias.  O prato que selecionei para apresentar aqui é um dos clássicos e  uma unanimidade entre as famílias judias. 

Sopa de Bolas (Kneidalech)
Bata 03 claras em neve. Acrescente as 03 gemas e siga batendo. Desligue a batedeira e acrescente: 02 xícaras de farinha de matzá, 1 xícara e ¼ de água, ¼ de xícara de óleo , sal e pimenta a gosto. Misture com uma colher e , com a massa firme que resulta, modele bolas de de 3 a 4 cm de diâmetro. Coloque-as para cozinhar em um caldo fervente de galinha. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos.

6 comentários:

  1. OBRIGADA!!! Vou experimentar essa receita!!!

    ResponderExcluir
  2. Vitoria Raskin shalom
    acho que recebeste mal infotmação pessach a tradução e pular passar por cima como se diz este sim aquele não~nunca passagem. em pessach se passou da escravidão para a liberdade em especial liberdade de amar a D-us
    Henrique Marcos Raskin Borochovitz - Israel

    ResponderExcluir
  3. Oi Henrique,
    obrigada pelo esclarecimento. Bom saber que, mesmo longe, estás visitando e minha página. Um grande abraço a todos por aí!

    ResponderExcluir
  4. oi, Tóia,
    Hoje, agora, 2ª feira, véspera de pessach, tou aqui com tua receita de bolas, me preparando pra fazer... rs... depois Te conto!!
    eu amo essa sopa, digo, essas bolas! rs
    beijo meu, e bom Seder pra Vcs!
    Ida

    ResponderExcluir
  5. Legal Ida, tenho certeza que ficou maravilhoso! Beijos e me conta...

    ResponderExcluir